Carregando...

O buzz dos bits

23/01/2020 13h31

Publicado por: Júnior Lima

A interdisciplinaridade favorece o conhecimento transversal, permitindo uma formação de recursos humanos mais rica e colaborativa. O projeto Sm@rtbee (http://smartbee.great.ufc.br/) é um bom exemplo disso. Trata-se de um projeto de monitoramento de certos tipos de variáveis físicas de colmeias e colônias de abelhas melíferas para extrair informações sobre o comportamento desses insetos. Ao analisar esses fatores, tais como temperaturas interna e externa da colmeia, umidade, massa e “zumbido” das abelhas, os pesquisadores tentam inferir a saúde desses animais e seu comportamento. A partir da coleta dos dados e respectivo tratamento via algoritmos preditivos e de reconhecimento de padrões, é possível concluir se a colônia está forte, fraca ou se pretende abandonar uma determinada colmeia. Com cerca de dois anos de atividade, a pesquisa é coordenada pelo prof. Danielo G. Gomes (DETI/CT) em parceria com o prof. Breno M. Freitas (Grupo de Pesquisas com Abelhas/UFC).

Professor Danielo

A equipe do prof. Danielo é responsável pela implantação do sistema de monitoramento das colmeias, coleta e análise dos dados sensoriados, enquanto o prof. Breno valida esses dados sob o ponto de vista biológico da pesquisa. No momento, o projeto conta com uma dissertação de mestrado concluída, duas teses de doutorado em curso e um pós-doc, além de bolsistas PIBIC e voluntários. Um possível desdobramento do Sm@rtbee, a médio e longo prazo, é uma ação de extensão/capacitação no CT voltada para a apicultura de precisão, a fim de permitir aos apicultores uma gestão moderna dos apiários. Também há um aplicativo disponível na Play Store. Nele, é possível monitorar as colmeias em tempo real e acessar os dados de forma rápida, intuitiva e fácil.

Professor Danielo

Antônio Rafael Braga relata sua experiência com a pesquisa. Professor do curso de Redes de Computadores no Campus de Quixadá, seu doutorado atualmente tem como base o projeto Sm@rtBee. Ele ressalta que a pesquisa auxilia na identificação do estado das colônias de forma mais precisa, uma vez que, muitas vezes, para checar a situação, o apicultor precisa abrir a colmeia, o que pode ser prejudicial. Ele atua no projeto desde 2017. Recentemente ele retornou de uma viagem feita aos Estados Unidos, em virtude de uma parceria realizada entre o projeto e Appalachian State University, uma universidade pública em Boone, Carolina do Norte. Lá, ele passou seis meses pesquisando sobre a situação das abelhas na região, recolhendo dados e realizando experimentos que auxiliam sua pesquisa de doutorado.

Para Antônio Rafael, o projeto Sm@rtBee acrescentou muita experiência na sua vida. Foi um desafio se aventurar em uma área diferente da que ele estava acostumado. Ele também destaca a troca de conhecimento com outras áreas que a pesquisa permitiu, além da propria oportunidade de viajar para outro país. “Foi enriquecedor! Traz muitas experiências incríveis para sua vida” conta, entusiasmado.

É fundamental ressaltar a importância dessa pesquisa. Não é novidade quando se diz que boa parte da produção de vegetais e frutas para o consumo depende das abelhas, já que, por serem o principal agente polinizador, esse animais são imprescindíveis para a manutenção dos ecossistemas e da produção agrícola. No entanto, a partir do mal uso de pesticidas, desmatamentos, proliferação de doenças e alterações climáticas, a população de abelhas tem sofrido diminuição ao longo dos anos. O objetivo da Sm@rtBee é estudar o que afeta a saúde das abelhas melíferas e como isso influencia na capacidade de polinização das colônias, a fim de construir métodos que melhorem a vida desses insetos e, consequentemente, a nossa.

Professor Rafael

Professor Rafael Braga